sexta-feira, outubro 06, 2006

O Professor


Há duas semanas atrás saiu na revista Carta Capital uma matéria na sessão Brasiliana intitulada Professor, Cadê Você? de Bruno Moreschi. Sem dúvida nenhuma uma das melhores matérias que eu já li na revista. O jornalista conta a história de moradores de rua de Florianópolis que compartilham uma angústia: o desaparecimento de um companheiro. Até aí nada de anormal. O fato que impressiona é a figura do desaparecido. Chamado de Professor pelos companheiros, o personagem em questão fala diversos idiomas, dá aulas de Marx e Weber e, ao que parece, já conheceu diversos países. Impressionante ainda é o fato de que após o repentino desaparecimento do Professor, seus companheiros criaram uma espécie de seita, que vê no seu sumiço [e num hipotético retorno] uma missão secreta mística.

Hoje ao abrir o jornal local, O Popular, daqui de Goiânia tive um estremecimento. Um senhor, recolhido pela polícia há dois dias e internado no Hospital de Urgências de Goiânia, parece ser o professor. Impressionante ainda é o fato de que esse senhor exige "o direito constitucional (sic) de não ser alimentado nem medicado e de morrer". 25 quilos mais magro, Carlos Weizel (o verdadeiro nome do Professor - o senhor só confirma o primeiro nome), está sendo alimentado e medicado por força de uma decisão judicial.

Fico pensando a que tipos de peripécias e aventuras passou o Professor para chegar até Goiânia. Mais, qual foi o erro na sua matemática mística para ser pego tão facilmente pela ineficiente máquina médico-estatal brasileira.
Vai ver se cansou de sua missão secreta.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quase estourei os pontos da minha boca operada ao ler sobre o João Polícia Federal e sobre o Farinha.
Há um caso que se assemelha aqui ao do professor. Trata-se de um livro reportagem chamado O Segredo de Joe Gould, que relata a história de outro mendigo ilustre e suas ambições. Vale cada linha!

Juliana disse...

Eu sei que o professor é o homem mais inteligente do mundo e justamente por isso está tudo dentro dos planos secretos que o movem, inclusive este seu relato internáutico. Ele está se aproveitando de cada fato para atingir seus objetivos. Pode ter certeza, o professor nunca erra!

Leocartunista disse...

Para um esmagamento mais confortável para seu filho,exija o selo de qualidade com o holograma das industrias LEOCARTUNISTA...desde alguns dias proporcionando o melhor para seus filhos...

Anônimo disse...

Pois é, rapaz. Todos os caminhos levam a Goiânia.

Anônimo disse...

Realmente fantástica essa matéria da Carta Capital. Lamento pelo fato dele ter desistido de viver.

Tão culto e desprendido dos bens materiais, do conforto, da futilidade da vida moderna... desistir de viver? Talvez ele tenha razão... Eu prefiro o conforto da ignorância, que me permite ser feliz e encontrar beleza na vida e nas pessoas...

"Se eu enxergasse tanto assim, talvez não visse flores por onde vim...", parafraseando a Ivete Sangalo... *_*

Bruno disse...

Nossa... fiquei besta ao ler isso agora!! Eu e a minha esposa tivemos aulas com ele de inglês, nós o procuramos por um bom tempo !! Inclusive nós que compramos a passagem para ele ir para o SUl, pq ele disse que iria recomeçar a vida lá!! Queria saber como ele esta hoje (24/02/2010)!! se alguem souber, por favor, me avise!! brupj@hotmail.com ou brupj@terra.com.br !!

obrigado

Anônimo disse...

Olá, alguém tem ou teve notícias de Carlos Weizel, mais conhecido como "Professor"?? Se tiverem, por favor postem, pois existe uma familiar dele a sua procura. Obg!!