segunda-feira, outubro 09, 2006

Country


Há pelo menos duas décadas meu pai corta o cabelo no mesmo salão. Coincidência ou não é o mesmo salão que meu saudoso avô cortava. Ali no bairro de Campinas, próximo ao Mercado Central (uma das sensações mais nítidas que tenho da minha infância é o cheiro de fumo de rolo vendido no mercado associado ao ato de cortar cabelo). Meu irmão parece confirmar os genes do lado paterno da família; uma vez por mês, impreterivelmente, vai ao salão preferido de meu avô e de meu pai. Eu que não sou afeito às tradições capilares da família (ainda mais as que custam quinze reais) não confirmo a regra. Prefiro flanar pela Vila União em busca de um salão agradável.

Numa dessas buscas por um salão perfeito fui parar no Salão Nunes, que fica ali encrustado entre uma loja de roupas e uma sapataria. O salão saltou aos meus olhos por ser parecido com os salões da minha infância e pela figura do dono: um senhor já na "melhor idade" [hoje em dia é importante sermos politicamente corretos] com uns óculos-tartaruga que lhe dava um ar de respeito, ou de tradição. Ao entrar fui bem recebido pelo senhor. Sentei-me numa daquelas distintas cadeiras, sendo logo interpelado por Nunes (deduzo que o nome seja esse):

- Vai um corte social?! - disse impositivo.
- É. Quero que mantenha o corte, mas que tire um pouco mais das laterais. - respondi
- Humm... Então não é social. - disse Nunes desconfiado.
- É?!... Pois é, é assim que eu quero. - tergivesei.
- Asa-delta, então, né?!
- É só manter o corte e tirar um pouco a mais nas laterais. - tentando sair das definições capilares
- Hmmm... - murmurou
(afirmei com a cabeça)
- Ah, então é o Country! - disse Nunes eufórico.
- ...

Nunes nem esperou minha resposta e já foi logo arrancando tufos. Tão eufórico ficou por conseguir associar meu estranho pedido ao seu vasto catálogo de cortes capilares que quase me arranca uma orelha...
É, quebrar tradições tem seu preço!

5 comentários:

LSM disse...

E não vai ter a foto do quase Van Gogh?

Anônimo disse...

uia, virei referência. quero minha parte em dinheiro.

Juliana disse...

Haha, você ficou ótimo de Country...

Pedro Palazzo Luccas disse...

Hey, quero ver esse corte. hahahaha. Aposto que daqui quatro meses e doze dias vc volta no Nunes. Aposto!

hehehe.

Renato Rocha disse...

Essa parte da vida sempre achei um pouco complicada.

Digo, dos diálogos com os velhinhos portadores tesoura.